Energia solar on grid x off grid: você sabe a diferença?
Decidir pelo investimento no consumo consciente é só o primeiro passo, mas ainda assim será imprescindível saber distinguir corretamente a Energia Solar On Grid e Off Grid. Qual o contexto ideal para cada sistema? Como decidir o investimento ideal para o seu tipo de necessidade?
Nesse cenário, decidimos dedicar um conteúdo inteiro para falar sobre este tema de extrema relevância, especialmente aqueles que pretendem aderir ao movimento da energia limpa. Confira as dicas e boa leitura!
Como funciona a energia solar on grid?
Também conhecido como Grid-Tie, a energia solar On Grid (conectado na rede) é o sistema fotovoltaico com ligação direta à rede pública elétrica fornecedora primária de energia.
Nesse sistema, há a presença de um inversor solar que converte a energia captada (CC) em energia utilizável por equipamentos e aparelhos (CA). Sendo assim, o propósito desse sistema é injetar a energia excedente de volta à rede.
Contudo, saiba que você não “perde” essa energia devolvida, pois o sistema gera um crédito de energia, que pode ser utilizado em outras propriedades de mesma titularidade ou abatida da conta de luz.
Na prática, quando a rede abastece por completo a residência ou empresa, o padrão de energia passa a funcionar de forma reversa, direcionando a energia não utilizada novamente à rede.
A compensação de energia vem no sentido de você pagar apenas a diferença daquilo que foi gerado da energia consumida. Vamos aos pontos principais:
- Sistema ligado diretamente na rede elétrica.
- Elimina a necessidade de baterias.
- Não é preciso investir em controles de carga.
- O investimento cai drasticamente nesse modelo.
- Faça chuva ou faça sol, você sempre terá energia limpa.
Isso sem contar a facilidade para financiar um sistema hoje em dia, já que bancos como a Caixa e Banco do Brasil possuem linhas específicas para energia limpa.
Energia solar off grid: não confunda mais os sistemas!
A geração de energia solar Off Grid (não conectado à rede) é totalmente independente.
Dessa forma, você não dependerá de uma distribuidora, visto que o sistema dispõe de baterias estacionárias que fazem o armazenamento da energia captada e a converte para ser utilizada no abastecimento do imóvel.
Além disso, você precisará também de reguladores de carga, dispositivos de segurança que impedem descarregamentos ou sobrecargas às baterias. Um ponto de atenção no sistema off grid, é que a capacidade energética depende da capacidade da bateria.
Então, diferentemente do On Grid, o qual a energia excedente é devolvida à rede, aqui, as baterias armazenam irrestritamente. Com isso, em períodos de mau tempo e à noite, você tem a certeza de que terá sempre energia suficiente. Agora, aos pontos principais:
- Placas e equipamentos independentes.
- Utilização de baterias estacionárias.
- Exige a presença de reguladores de carga.
- Investimento consideravelmente maior, devido à complexidade do sistema.
- Maior necessidade de gerenciamento.
Energia solar on grid x off grid: quais as indicações de cada sistema?
Como você pôde notar, a grande diferença entre a energia solar on grid x off grid está no armazenamento. Diante disso, qual a aplicabilidade ideal para cada sistema? Essa pergunta é bem simples de responder!
O sistema on grid é mais recomendado para áreas urbanas residenciais, indústrias e também no agronegócio, ou seja, em locais onde o acesso à energia é mais fácil, além de ser um investimento menor.
Já o off grid é indicado para locais remotos, de difícil acesso e que o acesso à rede distribuidora de energia é complexo. Porém, como dissemos, a escolha deve ser bem planejada, a fim de que o sistema supra as necessidades do projeto. Por isso, é interessante avaliar junto a um especialista da área para descobrir qual é a melhor solução para você.
Se ficou com dúvidas ou gostaria de fazer uma simulação, entre em contato com a Equipe Pro Sun!
Veja Também
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual é o valor para colocar energia solar em uma casa?
Qual o tempo do retorno do investimento em energia solar?
Em geral, o tempo de retorno do investimento em energia solar varia entre 4 e 7 anos.
Como fica a conta de luz após a instalação da energia solar?
A energia solar é uma ótima opção para conseguir reduzir o valor da conta de luz em até 95% e logo após a instalação do sistema você já começa a economizar.